quarta-feira, 11 de maio de 2011

O movimento nunca mais será o mesmo

E quando eu digo nunca, deve ser porque é nunca mesmo. Ontem mesmo, quando estava brincando
de fazer aquele doce chamado sonho, a tv estava ligada e apareceu o supla cantando.
Não, nada contra ele. Mas as letras das suas músicas são um nojo, eu não aguentei ouvir nem
a metade da primeira e já mudei de canal.
Nisso, lembrei outro dia numa conversa que estava tendo com um amigo sobre a briga do
Dado com o João Gordo, bom, eu não vi nem na tv, nem no vídeo e nem estou interessada a
ver. Não sei qual motivo que os fizeram brigar. Só sei que esse meu amigo me contou que
foi quando o Dado disse: "Você está acabando com a imagem do movimento punk".
Daí meu amigo contestou: "O que esse mauricinho pode saber sobre o movimento?"
Bom eu mesma posso dizer que não é preciso ser punk pra entender sobre o punk, assim como
não é preciso ser nazista pra entender sobre Hittler e suas teorias. E sim, concordo com o
Dado. Ele está sim banalizando o movimento punk. Claro que ele pode não ser aquilo que ele
mostra na tv, assim como o supla (eu espero), mas o que as pessoas que não são entendidas
sobre o punk vão pensar quando assistem umas coisas dessas???
Agora dentro mesmo do movimento eu posso dizer que já está banalizado também.
Um dia desses fui ao show desse meu amigo, e uma das bandas que tocou com a dele era
totalmente nojenta, machista, assim coisa de putero mesmo.
E o que vimos??? Algumas meninas curtindo o som junto com a maioria feita por meninos,
se vulgarizando, cantando junto e ainda se esfregando no vocalista (e depois elas falam
sobre as funkeras, sobre as dançarinas de axé...hahahah contraditóóóório).
Chega a ser engraçado cenas assim.
Fora as meninas que se dizem riot/feminista fazendo coisas apenas pra se mostrarem pro
"público" se dizendo lésbicas/bis só pra provarem que são mesmo o que mostram
(como se só pudesse fazer parte do movimento riot/feminista quem for mesmo lésbica e bi).
Ou indo apenas em show de bandas feministas para se dizerem que são mesmo.
Mas o verdadeiro movimento, cadê?
Ninguém luta mais por um ideal como antigamente, ninguém mais corre atrás de algo que
pode ser mudado. Daí vocês me dizem: "-Mas isso é utopia!!!" "Não, não é não!" - Eu respondo.
Nenhum sonho é utopia se lutarmos e nos entregarmos a eles.
Pode demorar pra conseguí-los. Mas conseguimos SIM!
Tá certo, precisamos de força e união. E temos isso? Não!
Por esse motivo sim pode se tornar utopia. E esse motivo é apenas porque fomos todos
banalizados. Não só o movimento punk, riot, feminista, mas toda a sociedade em si.
Mulheres que só querem atingir o corpo perfeito, homens que só querem músculos,
mulheres (o maior número delas, sim, como em uma coleção) e sexo.
O que a tv mostra? Culinária, produtos redutores de barriga, aparelhos de ginástica a venda,
mulheres em luta para ter o corpo "perfeito", fofocas, estilistas "agulhando" artistas que
"se vestem mal", entre outros.
E por último falaremos de política e mais uma vez eu grito:
"-Como queremos mudar alguma coisa com um líder de um país que não dá o exemplo???"
Realmente falar sobre algo banalizado é complexo demais. Mas isso porque estamos todos
assim, todos banalizados, todos mudados. Os ideais nunca mais serão os mesmos, as lutas
nunca mais serão as mesmas, nada.
Nada mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário